CORREIO DA CARNEIRO - DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º C.E.B. DO A.F.G.CHAVES

sábado, 1 de novembro de 2008

A festa da Sopa


16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação


Hoje comemoramos o dia Mundial da Alimentação, na nossa escola.
Foi uma festa muito bonita.
Durante a semana a professora Fernanda e o professor Zé Carlos explicaram-nos a importância de uma alimentação saudável e da roda dos alimentos. Percebemos que devemos comer alimentos variados e nas quantidades correctas. Agora já sabemos a função dos alimentos e os benefícios que eles trazem ao nosso corpo. Mas, atenção…também há alimentos , que apesar de saberem muito bem são prejudiciais à nossa saúde.
Também nos disseram que devemos comer sopa e fruta todos os dias.
Decidimos então fazer um livro de receitas de sopas. Foi divertido. Cada um escolheu a sopa que mais gosta. Hum… até dava vontade de comer…

E, finalmente chegou o Dia Mundial da Alimentação. A professora, em conjunto com as nossas mães, já tinham combinado que para assinalarmos este dia iríamos fazer uma sopa e uma salada de frutas, na escola, para fazermos uma refeição muito saudável e saborosa.
Também contámos com a ajuda das nossas mães, que nos deram todos os ingredientes para confeccionarmos a sopa e a salada de frutas.
Logo de manhã, fomos para o refeitório e lá estivemos a conversar sobre a importância alimentos na nossa alimentação (couve, agrião, alho francês, feijão verde, espinafres, cenoura, … laranja, pêra, maça, banana, morango, …).




















De seguida com a ajuda da D. Fátima e da D. Olívia fizemos uma saborosa sopa de legumes e uma rica salada de frutas. Até arranjámos um fogão improvisado!...



Que bem cheirava no recreio!...

E pronto, a nossa comidinha estava pronta!
À nossa sopa demos o nome de “Sopa de Legumes do Ratatui” e à salada “Salada de Frutas da Hello Kitty”.
As nossas “cozinheiras” foram excepcionais. Obrigada.
Só nos faltava mesmo comer. Apetite não nos faltava!
Estava tudo muito saboroso e … muito saudável.










1º e 2º Anos - Escola de Nantes