CORREIO DA CARNEIRO - DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º C.E.B. DO A.F.G.CHAVES

quinta-feira, 5 de abril de 2012

NA NOSSA SALA HOUVE FOLAR E NA ESCOLA LANCHE

Como a Páscoa se estava a aproximar e nós queremos manter as tradições... na nossa sala fizemos folares.
Sabem como se fazem? E o que levam?

Nós vamos contar:
Cada menino da sala trouxe um pouquinho de carne (chouriço, bacon, carne entremeada,) que as nossas mães arranjaram, já partida aos bocadinhos e ovos. As nossas professoras compraram farinha (que não tem fermento), manteiga sem sal, azeite, fermento de pão e sal.
No dia combinado, uma senhora amiga da professora Teresa, a D. Conceição, foi para a nossa sala, para ajudar a fazer a massa. Também foi para lá a nossa e sempre amiga D. Paula, para ajudar ao que fosse necessário. Então ela começou por pôr farinha numa graaaaaaannnnnnnde bacia, com o fermento desfeito em água morna e um pouco de sal. Depois juntou manteiga derretida e um pouco de azeite. Noutra bacia mais pequena, foram-se pondo os ovos. Mas com muito cuidado: era necessário parti-los primeiro para uma tigela e ver se não estavam estragados, um de cada vez. Depois de todos partidos, foram batidos para ficarem bem misturados. A seguir, juntaram-se à massa que já estava a ser preparada. A senhora que nos estava a ajudar ia mexendo e batendo tudo muito bem.
Era preciso cá uma força!... É que a massa para ficar boa tem de ser bem feita... e para isso é necessário ter muita força nos braços para a conseguirmos bater bem.
Depois dela feita, ficou a massa muito quietinha dentro da bacia, embrulhadinha num lençol e muito bem tapadinha com um cobertor junto ao aquecedor, que era para ela crescer (levedar) bem.
Mas não podíamos ir lá mexer porque ela podia-se constipar se apanhasse frio e aí os folares já não ficavam tão bons.
Depois da massa ter levedado, foi tirada da bacia, partida aos bocados e... espalhou-se por todos os bocados a boa carninha que já estava preparada. Foram enrolados e ficaram a descansar mais um bocadinho... Já começava a cheirar bem!...
Enquanto se preparava isto tudo, nós íamos vendo mas também, para estarmos mais sossegaditos, fomos fazendo alguns desenhos sobre a páscoa... a primavera... ou aquilo que a nossa imaginação ditava.
No final, as professoras levaram-nos para o forno. Como eram muitos, foi o senhor Luís, dono do "Biquinho Doce", que nos emprestou os fornos, para se poderem cozer lá os folares, a quem queremos dizer muito obrigado.
Depois de tudo, depois de nós termos ido almoçar, já vimos os folares douradinhos e com um cheirinho tão bom... que quase nos apetecia comer tudo.
Mas tivemos de esperar para o dia seguinte, porque tínhamos o lanche da escola combinado com todas as outras turmas, que também fizeram folares, e com a pré, para nos juntarmos todos no coberto da escola e comermos todos juntos, numa grande festa.
E que festa! Até houve uma surpresa que ninguém sabia: havia um grande bolo de páscoa com muito chocolate e ovinhos. Estava tão lindo! Mas também sabia muito bem.
Quase no fim, todos brincámos e dançámos... para podermos fazer a digestão de tantas guloseimas!...
Foi uma tarde em cheio... com muita alegria, convívio entre todos e muita... muita felicidade.


A TODOS OS NOSSOS COLEGAS, PAIS, PROFESSORES E AUXILIARES


DESEJAMOS UMA PÁSCOA MUITO FELIZ E MUITO DOCINHA.

CHEGOU A PRIMAVERA!...

A nossa imaginação de crianças deixa-nos sonhar com os olhitos bem abertos.
            Somos capazes de imaginar que somos anões ou gigantes!...
            Somos capazes de imaginar que voamos e somos passarinhos!
            A nossa imaginação de criança, imaginou…
...E SE FOSSEMOS UMA FLOR!

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

No dia 21 de março, a nossa escola festejou o Dia Mundial da Árvore, com uma visita ao RI 19. Este é o quartel da nossa linda cidade de Chaves.
 Tínhamos lá vários militares à nossa espera, para nos mostrarem algumas instalações do quartel e nos ensinarem algumas coisas novas.
Começámos por ouvir uma senhora, que nos falou da reciclagem dos lixos: a Regra dos Três R - Reduzir, Reaproveitar e Reciclar.
Daqui saímos para o monte onde fomos plantar "um Castanheiro da Índia" e "um Carvalho Americano". Estas duas árvores ficaram muito bem plantadinhas, porque todos nós ajudámos: tirámos o lixo que estava nos buracos já feitos e acabámos de plantar a árvore que já estava lá posta. Ficaram também com as etiquetas identificativas das escolas que as plantaram.
A seguir, fomos a outro lugar, onde estavam dois militares à nossa espera, para aprendermos ou ver se já sabíamos separar o lixo e onde o colocar nos ecopontos certos, claro está.
Depois disto, parámos à sombrinha de uma árvore para lancharmos.
De seguida continuámos a passear, fomos ver os balneários do campo de jogos, onde aprendemos algumas maneiras de como poupar água… um bem tão precioso que nós estragamos tantas vezes.
O mais bonito, porque ficámos espantados, foi com a visita aos carros usados pelos militares, porque são muitos e variados, uns grandes e outros mais pequenos, uns que servem para andar nos montes e outros para andar nas estradas e até alguns que servem para ajudar os bombeiros a apagar incêndios.
No final desta visita, fomos para o autocarro que nos trouxe de regresso à escola, muito felizes e contentes com esta tarde diferente, onde aprendemos muitas coisas novas.