CORREIO DA CARNEIRO - DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º C.E.B. DO A.F.G.CHAVES

terça-feira, 10 de novembro de 2009

EDUCAR JÁ

Contando Histórias




Que tal você já deixar alguns temas "engatilhados" para o ano que vem?
Então seguem algumas sugestões:

Comparar histórias
Fonte: Nova Escola

Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa


Conteúdo
Leitura

Objetivos
* Ampliar o repertório literário.
* Identificar características de cada um dos personagens dos contos.
* Comparar histórias sobre um mesmo personagem com a intenção de perceber semelhanças e diferenças na descrição de suas características.

Conteúdos

* Leitura.
* Exploração das características dos personagens em diferentes contos.

Anos
1º e 2º.

Tempo estimado
Quatro meses.

Material necessário

Contos em que o lobo apareça como personagem, como A Cabra do Seu Araquém, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Pedro e o Lobo, O Lobo e os Sete Cabritinhos e A Verdadeira História dos Três Porquinhos.

Desenvolvimento

* 1ª etapa
Pergunte às crianças se elas conhecem contos de lobo. Faça uma lista das histórias e organize-se para ler, nas rodas, as selecionadas.

* 2ª etapa
A cada história, faça com a garotada um levantamento de alguns aspectos do lobo que devem ser analisados. É importante que os alunos possam estabelecer critérios de comparação. Para isso, desenhe uma tabela com cinco colunas. Como no modelo abaixo.

* 3ª etapa
Após cada leitura, encaminhe conversas para que todos possam expressar seus pontos de vista sobre o personagem principal, o lobo.

* 4ª etapa
Analise com a turma as caraterísticas dos personagens e os recursos linguísticos utilizados pelos autores para descrevê-los.

* 5ª etapa
Promova discussões em que as crianças possam expressar sua opinião. Inicie a discussão com a pergunta: "Você acha que nessa história o lobo é bom ou mau? Por quê?" É importante que os estudantes possam debater opiniões com seus colegas com o intuito de defender seu ponto de vista, convencer o outro ou discordar do ponto de vista dele. Nesse caso, você deve sempre promover o desenvolvimento de argumentos com base nas descrições dos personagens e das características do enredo de cada história que foram anotadas na tabela.

Avaliação

Observe a reflexão coletiva sobre as características dos personagens, os comentários sobre as estruturas linguísticas e o léxico, além da comparacão de diferentes histórias (sobre um mesmo personagem).

Consultora Denise Maria Milan Tonello
pedagoga e orientadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo


super cute gifssuper cute gifs


Fonte:
Nova Escola
Leituras simultâneas de contos




Bloco de Conteúdo

Língua Portuguesa

Conteúdo
Leitura

Objetivos
* Envolver os professores da escola em um projeto de fomento à leitura.
* Trocar opiniões e discutir interpretações sobre aspectos dos contos.

Conteúdos
* Valorização da leitura como uma fonte de entretenimento.
* Desenvolvimento de critérios de escolha.

Anos
Educação Infantil e 1º.

Tempo estimado
Três sessões quinzenais.

Material necessário
Histórias escolhidas para leitura e um cartaz por sala, com a propaganda das sessões.

Desenvolvimento


* 1ª etapa
Cada professor deve selecionar a história que lerá nas sessões de leitura. É importante que tenha certo grau de novidade – esse é um ótimo momento para apresentar aquisições da biblioteca. Após essa preparação, todos se reúnem, apresentam suas propostas e trocam ideias para aperfeiçoá-las. Cada um elabora um cartaz-propaganda com a cópia da capa do livro que lerá, a resenha e o espaço para as inscrições, fixando-o no mural da escola.

* 2ª etapa
Compartilhe com a turma as propostas de leitura, comentando as resenhas e conversando sobre as expectativas a respeito das histórias. Não se deve identificar quem lerá cada conto, pois isso fornece outros critérios de escolha: as crianças não optam por uma obra literária, mas por um leitor conhecido e, em especial entre os menores, há a tendência de ele ser o próprio professor, perdendo-se o potencial desse projeto, que é criar uma comunidade maior de leitores. Assim cada um se inscreve na sessão da qual deseja participar.

* 3ª etapa
No dia marcado para o evento, oriente as crianças sobre a sala para a qual devem se dirigir e se prepare para receber seu público leitor. No começo da atividade, apresente o conto de modo a gerar suspense e interesse e, então, realize a leitura. Depois, abra espaço para conversar sobre a história.

* 4ª etapa
Quando as crianças retornarem para as salas, crie um um momento de troca em que elas possam contar sobre a história que escutaram (com a regra de jamais revelar o fim).

* 5ª etapa
As sessões se repetem mais duas vezes, com intervalos semanais ou quinzenais. Antes da próxima, há uma nova apresentação (na segunda e na terceira vez, as crianças podem ajudar, pois já conhecem as obras) e a escolha do conto que ouvirão um dos professores ler. Depois desse período, novas rodadas podem ser planejadas.

Consultora Ana Flavia Alonço
Formadora de professores do Projeto Entorno, da Fundação Victor Civita.

super cute gifssuper cute gifs

Leitura de textos informativos

Fonte: Nova Escola



Língua Portuguesa
Alfabetização inicialPrática pedagógicaLeitura pelo aluno
Atividade Permanente Ensino Fundamental I
Leitura de textos informativos

Bloco de Conteúdo

Língua Portuguesa

Conteúdo
Leitura

Objetivos
* Ouvir o professor ler em voz alta para saber mais sobre um tema.
* Familiarizar-se com textos informativos (divulgação científica) de circulação social.
* Aprender procedimentos que leitores experientes usam ao procurar informações nos textos.

Conteúdo
* Descoberta e uso de outros elementos, além das ilustrações, que dão pistas para localizar informações nos textos (uso do índice, títulos e subtítulos, chamadas etc.).

Anos
1º e 2º.

Tempo estimado
Uma aula.

Material necessário
Livro, revista ou enciclopédia.

Desenvolvimento
* 1ª etapa
Selecione um tema de interesse de seus alunos (ou um aspecto do tema de um projeto que estão realizando). Escolha um que permita relacionar os conhecimentos apresentados ali com os saberes prévios. Selecione fontes com ilustrações, subtítulos e/ou índice. No caso de revistas, chamadas para o artigo em questão. Antecipe algumas das intervenções que fará durante a aula.

* 2ª etapa
Retome com a turma conhecimentos já adquiridos sobre o tema. Leia o índice e/ou títulos e subtítulos e/ou chamada para o artigo, apresente ilustrações. Compartilhe com as crianças por que escolheu aquele portador de texto específico e peça que elas façam antecipações sobre o que esperam encontrar naquele texto.

* 3ª etapa
Assuma o papel de leitor experiente, dividindo com os estudantes procedimentos que usa quando lê um texto informativo para saber mais a respeito de um tema. Durante a leitura, escolha alguns parágrafos para reler e comente o significado de expressões importantes. Volte a ler algumas passagens explicativas de certas expressões que ajudam a entender outras passagens do texto. Enfatize alguns trechos, com o tom de sua voz, para que as crianças prestem atenção.

* 4ª etapa
Terminada a leitura, peça que os alunos comentem o que compreenderam ao ouvir o texto, relacionando as interpretações de uns e de outros, quando complementares. Diante de interpretações discrepantes ou contraditórias, discuta o tema, peça justificativas e retome a leitura, relendo partes que ajudam a esclarecer as questões levantadas pelas crianças.

Avaliação
Da mesma forma como ocorre com bons leitores, ao ler textos de divulgação científica de circulação social, não se espera que as crianças compreendam tudo o que escutaram. O objetivo é saber mais do que se sabia antes e compreender que muitas vezes a leitura de um texto informativo sana algumas dúvidas, mas cria outras, que nos levam a outros textos.

Consultora Ana Flávia Alonço
Formadora de professores do Projeto Entorno, da Fundação Victor Civita

super cute gifssuper cute gifs

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/educarja/~3/tw6CRI2GRqI/contando-historias.html

domingo, 8 de novembro de 2009

Os nossos cubos


Estávamos a estudar os sólidos geométricos.

A nossa professora disse-nos que íamos construir cubos mas, com uma condição: não utilizar a cola e a tesoura.

Estava difícil!

Não sabíamos como fazer!...

Então, a professora ensinou-nos: através da dobragem de seis quadrados conseguimos fazer o cubo.

No final até os pintamos.

Que giros que ficaram!


(Trabalho realizado pelos alunos do 2º Ano da EB1 nº 3 de Chaves)

Pinceladas de Outono na Escola do Caneiro


"Vamos decorar a nossa escola com motivos Outonais?"

A ideia foi lançada, só faltava concretizá-la.

De repente, tudo apareceu: cestas com castanhas, milho, figos, pêras, ... fardos de palha, potes, cântaros, bilhas, abóboras, ....

E pronto, aqui está o nosso cantinho do Outono.

Obrigada a todas as participantes.