CORREIO DA CARNEIRO - DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º C.E.B. DO A.F.G.CHAVES

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Passeio escolar a Chaves

No dia 28 de Maio as escolas de Vila Nova de Veiga, Outeiro Jusão, Moreiras e Nogueira da Montanha fizeram um passeio a Chaves.
Este passeio tinha como objectivo conhecer o meio local e o seu património e conhecer instituições públicas ligadas à cultura, desporto e saúde.

"Expressão Plástica"

Pintura com café

Os alunos da EB1 de Outeiro Jusão, na aula de apoio ao estudo, tiveram uma aula de Expreeão Plástica e utilizaram a técnica da pintura com café. Os alunos estavam entusiasmados e os trabalhos ficaram muito bonitos.

terça-feira, 8 de junho de 2010

A nossa Visita de Estudo

No dia 26 de Maio fomos fazer a nossa visita de estudo.
Fomos a Vila do Conde visitar o Centro de Ciência Viva. Lá vimos como circula o sangue no nosso corpo, ficámos a saber quais são os constituintes do sangue e fizemos algumas experiências no laboratório.
Depois fomos almoçar à Foz. Aí vimos o Rio Douro a abraçar o Oceano Atlântico.
Em seguida fomos a Matosinhos visitar o Sea-Life. Aqui pudemos ver grandes aquários com muitas espécies de peixes. Havia peixes de muitas cores e de vários tamanhos.
Gostamos muito, não imaginávamos que houvesse tantas variedades de peixe.
Por fim terminámos o nosso passeio com a visita à praia do Castelo do Queijo. Todas as crianças deram um mergulho apesar da água estar um pouco fria.
Finalmente, voltámos ao autocarro para fazer a viagem de regresso a Rebordondo. Foi uma viagem muito animada, toda a gente cantou músicas populares.
O passeio foi muito interessante para todas as crianças.

Alunos do 3º e 4º ano de Rebordondo

Pelos Caminhos de Portugal... EB1 Chaves nº 1 Santo Amaro



segunda-feira, 7 de junho de 2010

Visita de Estudo



No dia 28 de Maio pelas 6:30 da manhã, a nossa escola fez um visita de estudo a Coimbra para conhecermos o Portugal dos Pequeninos.
Partiram da escola de Santo Amaro 3 autocarros repletos de crianças, professores e respectivas auxiliares.
Pela viagem iamos alegres e ansiosos para chegarmos à estação de serviço de Viseu onde iríamos tomar o nosso pequeno almoço. Depois de comermos arrumámos as nossas lancheiras nos autocarros e seguimos viagem até Coimbra.
Chegámos ao Portugal dos Pequeninos e encontramos lá muitas criança de várias escolas do país. Já lá dentro, parecia que estávamos no reino das crianças, havia casas em miniatura que representavam todas as casa típicas do país, foi muito divertido brincar lá. Vimos também vários monumentos em miniaturas que representavam todos os países que pertenceram a Portugal desde a época dos descobrimentos.
De seguida fomos de autocarro ver a panorâmica de Coimbra.
Pelas treze horas dirigimo-nos à cantina Universitária para almoçarmos: serviram-nos arroz de feijão com carne assada e salada, de sobremesa havia arroz doce ou maçã. Subimos a escadaria da Universidade de Coimbra que tinha 125 degraus. Chegámos ao cimo um pouco cansados, descansamos e dirigimo-nos para as ruínas de antiga cidade de Conímbriga, onde uma guia turística nos explicou tudo aquilo que iríamos ver. Achámos esta visita interessante, pois aprendemos um pouco de história e vimos vestígios únicos do tempo dos Romanos.
Continuámos a viagem até à cidade de Espinho onde brincámos na praia, lanchámos e
comemos um gelado. Passeámos na marginal e fomos jantar a uma churrasqueira. Aí serviram-nos bifinhos com cogumelos, arroz, batata frita, salada e bebemos coca-cola.
Satisfeitos e com a barriguinha cheia voltámos para os autocarros e seguimos viagem até Chaves.
Foi um passeio divertido e inesquecível!

Texto colectivo 3º. H EB1 Santo Amaro