CORREIO DA CARNEIRO - DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º C.E.B. DO A.F.G.CHAVES

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Hora do conto, muito especial, pela professora Leonor

Visita da Professora Leonor, da Escola Secundária Dr. Fernão Magalhães, à Biblioteca Escolar do Caneiro.…convidada pelos alunos do 3º ano.


Gostei muito da visita da Professora Leonor, porque…

…tem muito jeito para contar histórias. (Maria)

… a professora Leonor é muito simpática. (Nuno)

…é muito divertida. (Diogo)

… nos contou histórias giras. (Martim)

… gostei quando o rato tirou um pedaço da lua. (Rita)

…foi divertido quando o rato provou a lua… (Filipa)

…foi divertida a história do Mostrengo. (Joana)

… a história que mais gostei foi “A que sabe a Lua”. (Inês, Beatriz)

…foi giro todos os animais subirem à lua. (Ivo, Benedita)

… a história que mais gostei foi “Cão como Nós “de Manuel Alegre. (Pedro Barbosa, Alexandre)

… a minha lua sabe a morango… (Jéssica)

… para mim a lua sabe a queijo. (Tiago)

… na realidade a lua não sabe a nada. (Amanda)

… gostei foi “Cão como Nós “ porque o cão é um ser vivo como nós. (Filipe)

…do poema de Eugénio Andrade. (Diana)

… do gorila com soutien… (Luís)


“A opinião da professora Leonor… Excertos do seu diário”


23h.49m                                                                                               19-05-11

      Antes que o dia acabe, registo o quanto adorei ter estado na Biblioteca da escola do Caneiro, com os meninos da turma do 3º ano da professora Fernanda.
      Fui lá para ler uma história, como combinado. Enviaram-me, uns dias antes, um convite, convite que eu adorei.
      Todos sentados, muito atentos e concentrados, de rostos curiosos e muito vivos, ouviram a leitura do livro “ A que sabe a lua? “
      E como a lua sabe àquilo que cada um prova, também eles puderam provar um pedacito da lua e registar a que lhes soube a lua…
      Seguiu-se a leitura da história.
      “É proibido falar com os animais” de José Águalusa e a leitura de alguns poemas de Eugénio de Andrade .
      Adoraram os poemas, muito simples mas interessantes, sobretudo dos de Alexandre O’Neill, “O ponto de exclamação, e o ponto de interrogação”. Finalizei com a leitura do poema de Pessoa,”O mostrengo”, e como interagi com eles, riram e envolveram-se na leitura.
      São experiências que nos satisfazem, verdades que se revelam. Verdade que está na riqueza de atitudes que as crianças revelam. É por elas e com elas que digo que sim, que vale a pena.

22h.40m                                                                                           26-05-11

      Voltei hoje à Biblioteca do Caneiro, como combinado. Ao chegar, a professora pede-me que vá à sala onde estão os alunos que me querem mostrar a sala. Recebo um texto muito interessante com as impressões que cada um teve da sessão anterior onde consta um desenho alusivo à história ouvida “ A que sabe a lua?"
      Bem observado!
      Regressados à Biblioteca, desta vez surpreendi-os com a leitura do meu registo do diário alusivo à sessão anterior. Estavam atentos e interessados ao que ouviam.
      Li-lhes outras páginas do diário e, muito calados, escutaram.
      Seguiu-se a leitura do “Cão como nós”. Um deles aproveitou para dizer que já tinha em casa o livro porque pedira ao pai para lho comprar. Fiquei contente e convencida de que estas actividades são importantíssimas. Julgamos que não têm influência e enganamo-nos! Aliás, eu acredito que têm importância porque é através do exemplo que contagiamos os outros. Basta um ter feito o gesto de comprar o livro e a actividade já valeu a pena.
      Parámos a meio do “Cão como nós” e agendámos um encontro na próxima semana. Lá estarei com muito agrado.
… e as visitas vão continuar…

Clube "Pais e Avós"


      O “Clube Pais e Avós” organiza e dinamiza a BECaneiro com vista à promoção da leitura, ao incentivo e à requisição domiciliária e desta forma criar e manter, na família, o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização da biblioteca ao longo da vida.
      Os pais e avós, em horário semanal, animam a “Hora do Conto” com leituras e dramatizações para as crianças da(s) turma(s) dos seus filhos ou netos, colaboram na organização da BE e ajudam nos procedimentos inerentes às requisições domiciliárias.
      Este projecto de trabalho trouxe a cada um dos nossos alunos, o gosto pela leitura e contribuiu para a vontade de fomentar nos mesmos, o entusiasmo vivo e dinâmico pelo prazer sincero da descoberta da leitura e da escrita.