CORREIO DA CARNEIRO - DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º C.E.B. DO A.F.G.CHAVES

sábado, 28 de março de 2009



Mais uma quarta-feira

Hoje, quarta-feira,25 de Março, realizou-se na nossa sala mais uma sessão do PASSE sobre as “Correntes de Energia” que se movimentam no nosso corpo.
Falaram sobre como devemos fazer uma alimentação equilibrada. Também devemos escolher os alimentos mais saudáveis para a nossa alimentação diária.
Exibiram três cartazes. O primeiro tinha uma laranja e um bolo, o segundo tinha batatas fritas e cozidas e no terceiro havia uma fatia de pão e um bolo.
Depois de dialogarmos sobre aqueles alimentos chegamos á conclusão que os alimentos com demasiadas calorias ,por exemplo, os bolos e os fritos se devem comer em menores quantidades porque têm demasiadas calorias. Devemos preferir frutos e legumes que são maiores mas têm menos calorias.

Carina – 3º ano Santo Amaro)


Hoje tivemos mais uma visita do PASSE.
A sessão de hoje foi “ correntes de energia” acompanhada de uma frase “ O meu corpo é uma balança”
Primeiro escolheram quatro meninos. Um segurava um copo e o outro deitava água no copo. Mas, como o copo tinha um buraquinho a água caía. Isso queria dizer que se fizermos muita ginástica gastamos a energia que comemos. Se comermos muito e não fizermos ginástica não gastamos a energia e ficamos gordos..
Por fim estivemos a falar nos alimentos que tinham mais calorias. Um bolo e uma laranja por exemplo, o que tem mais calorias é o bolo porque tem muito açúcar e o açúcar é o que está em maior quantidade.
Assim terminamos a nossa sessão concluindo que devemos fazer uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico para que a energia dos alimentos não fique acumulada no nosso corpo e fiquemos gordos.

(Inês – 3º ano santo Amaro)

quinta-feira, 26 de março de 2009

Comemorações do Bicentenário das Invasões Francesas




No dia 25 de Março, os alunos das EB1 de Vila Nova de Veiga, Vilela do Tâmega e N.º 1 de Chaves deslocaram-se ao exterior do Forte de São Francisco, local onde se procedeu à inauguração de um mural relativo às Invasões Francesas e de uma estátua do General Silveira montado a cavalo.
Nesta cerimónia estiveram presentes muitas individualidades: O senhor presidente da república Dr. Aníbal Cavaco Silva, o senhor presidente da câmara de Chaves , Dr. João Baptista, o Dr. Montalvão Machado, os senhores presidentes das câmaras do distrito, presidentes das juntas das freguesias de Chaves, .... Desta lista faziam parte ainda o Sr. Ministro da Defesa e altas patentes do exército.Os alunos assistiram à cerimónia e o Sr. Presidente a República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, agradeceu aos mais pequeninos a presença no local.A pequenada cantou o Hino Nacional com muito entusiasmo e mostrou-se feliz por ter contactado com o Sr. Presidente da República tão de perto.

quarta-feira, 25 de março de 2009

I Jornadas de Inglês...Gatat


















No passado dia 20 de Março, os professores das Actividades de Enriquecimento Curricular de Inglês levaram a cabo as Primeiras Jornadas de Inglês.
No evento estiveram presentes o Sr. Presidente da Câmara e os presidentes dos Agrupamentos Nadir Afonso, Dr. Francisco Gonçalves Carneiro e Vidago.
Fizeram parte do elenco de convidados o Engenheiro Pelayo da associação de pais de Vidago, Coordenadores do pré-escolar e 1.º ciclo, o Dr. Jean Mercereau e a Drª Fátima Afonso (Psicóloga Educacional).
Nestas jornadas pôde-se reflectir sobe a importância da introdução da Língua Inglesa em idades precoces e da implicacão no sucesso dos alunos nos 2.º e 3.º ciclos.
Alertou-se para a necessidade de articulação de conteúdos entre ciclos e da necessidade de criar um corpo docente estável destes professores nas escolas.
Reforçou-se a ideia do apoio dado pelas autarquias, para que os professores possam desenvolver um trabalho de qualidade.
Foi ainda salientado que a articulação de conteúdos está a ser efectuada com sucesso, entre pré-escolar, 1.º ciclo e 2.º ciclo, no agrupamento Dr. Francisco Gonçalves Carneiro.
Este grupo de professores prestaram o seu testemunho relativamente ao trabalho que desenvolvem com os alunos, expondo trabalhos e filmes de actividades com as turmas.
Queremos desde já agradecer os convites que nos foram endereçados e dar os parabéns pelo empenho que mostraram na realização deste evento.
Dia Mundial da Floresta




No dia 23 de Março, segunda-feira fomos comemorar o Dia Mundial da Floresta.




Às 9h 30m lá estávamos nós, no autocarro, todos animados, a caminho do Santuário da Nossa Sra. da Aparecida, em Calvão.




As Actividades eram variadas, embora todas nos ensinassem/lembrassem como devíamos proteger a floresta.



Os Sapadores Florestais da Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves (AFACC), Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GIPS) e
Bombeiros Voluntários do Concelho, fizeram algumas demonstrações das actividades de prevenção e limpeza da floresta e de combate aos incêndios.
Assim conhecemos algumas profissões que estão ligadas à Floresta.














Mas, quando falamos em floresta lembramo-nos logo das brincadeiras, por isso aproveitamos para nos divertirmos nas várias actividades que por lá havia: jogos lúdicos e desportivos, danças, passeios pedestres, pinta-faces…


No final, ainda trouxemos algumas plantas, para plantarmos no recreio da nossa escola.


Foi uma manhã muito divertida!...

Alunos do 1º e 2º Anos da Escola de Nantes

Boletim trimestral nº 4 da BE

O Boletim trimestral da BE do Caneiro visa divulgar algumas actividades/trabalhos elaborados pelos alunos, no âmbito do Projecto Biblioteca Digital. Para o efeito podem também visitar o Blog onde poderão visualizar outras actividades realizadas, no endereço http://www.bibliotecasafgc.blogspot.com/.