CORREIO DA CARNEIRO - DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º C.E.B. DO A.F.G.CHAVES

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A SEMANA DA LEITURA NA ESCOLA DE NANTES

Durante a Semana da Leitura que decorreu entre os dias 16 e 20 de abril, os alunos da escola de Nantes realizaram várias actividades: Fizeram sessões de leitura orientada na sala de aula, ordenaram imagens, recontaram histórias oralmente e por escrito, fizeram desenhos e foram recitar poesias para os colegas do Jardim de Infância.


Os alunos do 3º e 4º ano apresentaram o teatro " A Fada Oriana" para os colegas do 1º e 2º ano. Tinham tudo muito bem decorado e ensaiado.

terça-feira, 24 de abril de 2012

História Virtual "A Joana Quer Ler", elaborada pelos alunos do 1.º A EB1 N.º 5 de Chaves

 
Clica na imagem para leres a história

Atividades da Semana da Leitura na EB1 N.º 5 de Chaves



No âmbito da Semana da Leitura, que decorreu de 16 a 20 de abril, realizou-se durante toda a semana, na EB1 N.º 5 de Chaves, um conjunto de atividades relativas ao tema em questão. Neste projeto estiveram envolvidos todos os professores, alunos, assistentes operacionais e assistente técnica, que fizeram com que nestes dias se vivesse de uma forma mais empolgante, o mundo maravilhoso da leitura.Para tal, foram vários os trabalhos realizados: Livros e leituras - realizados em sala de aula por todos os professores titulares e de apoio“O Baú dos meus avós” - reconto de contos populares, recolhidos pelo professor Pimentel e pela assistente técnica Cândida Rodrigues; Leitura de Histórias pelas assistentes operacionais Madalena Rodrigues e Augusta Caeiro; Encontro com o escritor - O professor João Madureira para além de uma pequena palestra referindo a importância da leitura, respondeu a várias questões que lhe foram colocadas pelos alunos da escola, relacionadas todas elas com a sua vida como escritor. O professor João, no final, ofereceu um livro da sua autoria "Crónica Triste de Névoa" a cada professor titular de turma; Declamação de poesias - feita pelos alunos das várias turmas; Elaboração de ma história coletiva no software Batalugu pelos alunos do 1.º A - "A Joana Quer   Ler"(com a orientação da professora Adosinda) e apresentação da mesma aos alunos do 1.º B; Apresentação de uma peça de Teatro “As partes da árvore e as suas funções”pela turma do 3.º A, a toda a escola.
Embora estivesse planificada para a tarde de quarta-feira uma deslocação à Feira do Livro, a decorrer na escola sede, a mesma não foi realizada porque começou a ameaçar chover.

Planificação da Semana da Leitura na EB1 N.º 5 de Chaves


Semana da Leitura na EB1 N.º 5 de Chaves



segunda-feira, 23 de abril de 2012

VISITA DO INEM A SALA

Hoje de manhã, vieram cá pessoas do INEM.Eles traziam um filme com um menino que vinha muito depressa e caiu, ficou sem dentes e ficou no meio da bicicleta. Eles ensinaram-nos que se ligarmos para o 112 não podemos brincar porque pode estar uma pessoa quase a morrer. Eles também disseram que as chamadas que nós fazemos para chamar o 112 vão para o CODU( Uma central de emergência)e que nos pergunta muitas coisas sobre o acidente ou as pessoas feridas. Há vários transportes que o INEM utiliza: Mota, carro, Helicoptero, jipe e carrinha