CORREIO DA CARNEIRO - DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º C.E.B. DO A.F.G.CHAVES

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Visita de estudo da escola de Santo Amaro


Texto Coletivo 4º. H

A Viagem de Estudo da escola de Santo Amaro

No dia 3 de Junho a escola E B1 de Chaves, Santo Amaro, realizou uma viagem de estudo a Penafiel e a Guimarães.
Partimos em 3 autocarros às 7h40m em direção a Penafiel. Fomos acompanhados pelas professoras e auxiliares da nossa escola.
Fizemos uma paragem na estação de serviço de Lousada para tomarmos o pequeno almoço: sentámo-nos ao ar livre, abrimos os nossos sacos e começámos a comer.
Seguimos viagem até Penafiel onde chegamos por volta das 11h.
Quando entrámos vimos uma estátua de um cavaleiro a matar um dragão. Seguidamente fomos até aos divertimentos e andámos num carrossel chamado ”jumbo”, no “castelo assombrado”, na “roda gigante”, na “roda de Boneca” e nos aviões e nos carrinhos de choque.
Depois de andarmos em todos estes divertimentos agrupámo-nos dois a dois e fomos almoçar ao refeitório de uma escola. Quando terminámos o almoço dirigimo-nos para o Paço dos Duques onde um guia nos mostrou e explicou todos os pormenores sobre o edifício.
O Paço tem grandes janelas para dar mais luminosidade, as paredes estão forrados de lindas tapeçarias que ao mesmo tempo que aqueciam as salas também contavam histórias.
As paredes do paço têm buracos que serviam para ouvirem as conversa, daí vem a expressão “as paredes têm ouvidos”.
A igreja é decorada com vitrais lindíssimos referindo-se a pessoas que marcaram a história de Portugal.
É de salientar que nessa época os jovens fidalgos começavam a treinar-se para as guerras desde o seus oitos anos para suportar as armaduras que eram extremamente pesados.
Depois desta belíssima apresentação do paço dirigimo-nos ao castelo de Guimarães onde vimos algumas ruínas e as muralhas.
Regressámos para os autocarros eufóricos e depois de uma breve paragem para lanchar seguimos até chaves muito felizes não só pelo passeio, mas também pelos conhecimentos que adquirimos.