CORREIO DA CARNEIRO - DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º C.E.B. DO A.F.G.CHAVES

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cultura e Educação

A possibilidade que tive de assistir à representação da lenda da Moura Encantada da Ponte Romana de CHAVES, fez-me reflectir sobre a seguinte questão:

Será ainda possível falar de educação sem a integrar na questão cultural? Certamente que não. E não porque a educação é resultado das práticas culturais dos grupos sociais. O próprio processo de ensinar e aprender revela essas práticas.

A cultura é o fermento que alimenta, que dá forma e conteúdo à educação. Na sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas. Alunos e professores trazem saberes e histórias de vida! Confrontos, trocas, negações e reafirmações de culturas pulsam, o tempo todo, nesse convívio de aprendizagem.

Se o saber em construção for inclusivo das diferenças, renovam-se as esperanças de que na escola cumpre o seu papel, como afirma Carlos Rodrigues Brandão (2001) que “educar é fazer perguntas” e que “ensinar é criar pessoas em que a inteligência venha a ser medida, mais pelas dúvidas mal formuladas, do que pelas certezas bem repetidas. De que aprender é construir um saber pessoal e solidário, através do diálogo entre iguais sociais culturalmente diferenciados.

A todos quantos contribuíram para a apresentação desse trabalho, que me deixou maravilhado, o meu obrigado.

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