Regra geral, os alunos partem do princípio que a sua missão é escrever e a do professor avaliar. No entanto, deve-se trabalhar para que este ponto de vista se altere: os alunos devem começar a ser também leitores – críticos daquilo que escrevem, adquirindo responsabilidade e capacidades suficientes para decidir se os objectivos ao escrever um determinado texto foram cumpridos, e para admitir o que está errado no texto, pois sem a noção do mal há pouca ou nenhuma esperança de que esses erros venham a ser corrigidos.
Um momento importante da avaliação escrita ocorre quando é fornecido ao aluno “feedback” acerca do que foi escrito, pois só assim poderá saber o que fez bem e quais os aspectos que terá de melhorar.
É também comum os alunos pensarem que avaliar o trabalho de outrém, é equivalente à procura de erros – de ortografia, pontuação, estruturas gramaticais, ordem frásica , etc. Ora avaliar um texto escrito passa, incontestavelmente, pela verificação dos erros que ele contém, mas passa fundamentalmente, pela comparação entre o que o aluno queria escrever e entre aquilo que o leitor lê.
Como já foi referido, é vantajoso que o professor se coloque, aquando da avaliação de um texto escrito, na posição de leitor e não apenas na posição de avaliador e classificador. Isto implica que no momento da resposta / avaliação do texto, o professor deva reforçar os aspectos positivos, e não apenas apontar os erros e incorrecções. Será também útil se os alunos lerem e comentarem o trabalho uns dos outros. No entanto, o professor, no momento de avaliar e corrigir um enunciado escrito, deve lembrar-se de alguns factores: o professor deve-se concentrar, maioritariamente, nos erros que têm um efeito global – isto está relacionado com os erros que colocam em risco o significado do texto e não apenas de uma frase; deve também estabelecer prioridades no que diz respeito à correcção dos erros – querer resolver todos os problemas ao mesmo tempo, apenas vai confundir e desmotivar o aluno.
Após a correcção dos erros, por parte do professor, o aluno deve analisar e descobrir onde e porque falhou.
Ao corrigir o trabalho escrito de um aluno, o professor deve valorizar:*
CRIATIVIDADE*
ESCRITA CLARA*
ENCADEAMENTO DAS IDEIAS*
PARTES DO TEXTO*
PARÁGRAFOS*
CORRECÇÃO ORTOGRÁFICA*
O ESTILO DO ALUNO
1 comentário:
Nem a propósito!
Tenho a impressão, das conversas que tenho com colegas e pais, que se continua a valorizar demasiado o erro ortográfico.
Acho que o texto é um bom contributo para nos ajudar a reflectir sobre o assunto.
Enviar um comentário