Datas comemorativas - Dia das Crianças ![]() Olá amigos professores, Para acessar as postagens anteriores com as idéias do Dia das Crianças clique AQUI Brincadeiras Fonte: Varinha de Condão Passa-passa gavião, amarelinha, cinco-marias, passa-anel, esconde-esconde, barra-manteiga, seu mestre mandou, cabra-cega,... Essas são só algumas brincadeiras que passaram de geração a geração e que ainda encantam crianças de todos os lugares. Como é bom brincar e se divertir! A criança deve ser livre para brincar e assim poder se desenvolver bem. Para isso, ela precisa de espaço para realizar as suas atividades, a companhia de outras crianças (de preferência) e o mais importante: saber respeitar o tempo de aprender de cada uma. Tanto pais como educadores têm o dever de acompanhar e orientar as crianças nas suas atividades recreativas. É brincando que se aprende! Clique nas figuras para vê-las em tamanho aumentado ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Painel para decorar as comemorações Fonte: Oficina de Criatividade Clique nas figuras para vê-las em tamanho aumentado ![]() Porta-retrato ![]() Porta-coisinhas ![]() Molde ![]() Plaquinha bailarina ![]() Molde ![]() Porta-retrato menino ![]() Molde ![]() ![]() |
terça-feira, 29 de setembro de 2009
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Textos criativos sobre a gripe A ( turma de 4º ano Santo Amaro)

Era uma vez dois reinos governados por um micróbio bom e outro muito mau. Estes dois reinos eram muito afastados. Um era a Microbiolândia e outro a Micromau.
Um dia um micróbio bom quis viajar para Micromau, porque ele não conhecia esse reino. O micróbio bom ouviu as pessoas a falar das coisas más que lá se passavam.
Passado uns meses, o micróbio bom chamou toda a gente e contou-lhes que na Microbiolândia se vivia melhor. Os vírus não faziam mal às pessoas.
- Então o que fazeis? – Perguntou um habitante do reino mau.
-Ajudamos as pessoas.
-Nós aqui, atacamos as pessoas e fazemos doenças. Por exemplo o H1N1 causa gripe A às pessoas.
- E o que é gripe a A?
- É uma doença que provoca três sintomas: febre, tosse e dores de cabeça.
- E essa doença é muito grave?
- É um bocado grave.
- Vou á Microbiolândia chamar os meus amigos para fabricarmos uma vacina rápida para os meninos.
Os micróbios maus quando souberam da vacina, decidiram destrui-la.
Foram até à Microbiolândia mas não conseguiram entrar, porque os micróbios bons eram muitos e estavam bem preparados para o combate.
O Bom venceu o Mau.
Grupo: Guilherme; Soraia; Carina; Diogo Nuno e Pedro

Era uma vez um menino, chamado Ronaldo.
Ronaldo era um menino muito descuidado. Nunca lavava as mãos, metia-as na boca e tossia sempre para as mãos.
Um dia o, Ronaldo apanhou um vírus , H1N1.
Ele começou a sentir-se mal. Sentia dores de cabeça, dores musculares, febre e tosse. Foi dizer à mãe. A mãe disse:
-Vamos ao hospital ver o que se passa..
-Está bem, mãe, mas eu tenho medo! – refilou o Ronaldo.
Quando chegou ao hospital o médico examinou-o.
-Ronaldo, tu tens gripe A.
_ E isso tem cura? - perguntaram o Ronaldo e a mãe.
-Sim - respondeu o médico. Com medicação ficas bom.
- Mas eu tenho medo de agulhas. Elas magoam! – disse o Ronaldo, com algum receio.
-Vais ver que não dói. – disse o médico
O Ronaldo, apesar de estar cheio de medo, tomou os medicamentos que o médico lhe receitou.
-Não doeu nada! – disse ele quando ficou curado.
O Ronaldo curou-se mas aprendeu que deve ter mais cuidados de higiene. Agora lava sempre as
mãos, com muita fruta e evita por as mãos em locais que possam estar contaminados.
Grupo: Helena, Hugo, Paulo e Carlos

Era uma vez um vírus chamado «Afonso».
O Afonso era feio, gordo, antipático e era mesmo muito mau.
Ele adorava adoecer as pessoas. Provocava a gripe A , a gripe etc.
Um dia este vírus entrou dentro de uma menina chamada Amália. Amália tinha poucos cuidados com a higiene.
Passados dois dias começou a sentir-se mal. Tinha dores de cabeça, dores de barriga e tinha muita febre.
Então a mãe ligou para o número de saúde: 808 24 24 24.
Quanto o médico chegou a casa da Amália disse:
-O que se passa Amália?
-Sinto-me muito mal!
Então, o médico examinou a menina e viu o “Afonso”.
-Quem és tu?- perguntou o médico.
-Eu sou o Afonso, o vírus da gripe.
-O que estas a fazer?
-Eu estou a brincar com a saúde da Amália.
-Mas não se deve fazer isso – respondeu o médico. Vou já tratar de ti…
Receitou para a Amália tomar um xarope.
- Amália, deves começar a tomar banho, a lavar os dentes e as mãos, etc. – recomendou o médico à Amália.
A Amália nunca mais ficou doente porque soube ouvir os conselhos do médico e da mãe.
O vírus Afonso morreu e a Amália ficou curada.
Grupo: Carolina, Sofia, Natacha, Elian.

“O HUGO APANHA A GRIPE A”
Certo dia, houve um concerto onde o Hugo actuou. O Hugo começou a cantar e o público adorou.
No fim do concerto deu autógrafos e beijos.
Nessa noite, o Hugo começou a sentir-se mal. Tinha febre, dores musculares e dores de cabeça. Telefonou ao médico e foi a uma consulta.
O médico examinou-o e no final disse-lhe que ele tinha Gripe A.
- Vai ter de ficar internado alguns dias. – disse o médico.
Os pais foram visitá-lo e tiveram que usar máscara para não apanhar a Gripe. O vírus da Gripe é muito contagioso.
Nós devemos lavar as mãos, tomar banho, não dar beijos aos outros, para não apanharmos a doença.
Grupo: Maria João, Inês, Cláudia, Sara, Diogo André.

Tudo começa nos pulmões de um menino onde havia uma cidade de vírus chamada Virolândia . O rei da Virolândia anunciou a chegada de um novo habitante ao seu reino.
O novo habitante entrou pela boca, enquanto o menino comia batatas fritas.
No dia seguinte, o novo habitante chamado H1N1 passou sorrateiramente pelos guardas e apanhou o autocarro para os pulmões. Quando chegou disse ao rei:
- Bom dia majestade.
- Bom dia, quem és tu? Nunca te vi por cá!
- Sou o novo habitante.
O H1N1 gostou tanto da Virolândia que ficou lá a viver.
O menino ficou muito doente e teve de ir ao médico.
O médico examinou o menino, fez um raio X e viu a Virolândia. Percebeu que o menino estava mesmo muito doente.
Receitou um antiviral para os vírus morrerem.Depois aconselhou aquele menino a ter cuidados com o seu corpo. Lavar muitas vezes as mãos, espirrar para o braço;etc.
E o menino aprendeu a ter cuidado com o corpo.
Grupo: Margarida , Ema, Luís, Diogo Reis
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Clica no E-BUG e aproveita para descobrires actividades interessantes...
É uma ferramenta disponibilizada
pelo Ministério da Saúde que tem
actividades para se trabalharem
com os alunos...
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
domingo, 20 de setembro de 2009
Acções de Formação GRIPE A
Mapa de Formação para Pais/Encarregados de Educação sobre a Gripe A (H1N1) v – Setembro de 2009 | ||||
Escola | Dia | Hora | ||
EB1 N.º 5 de Chaves | 16 | 17:30 | ||
EB1 N.º 3 de Chaves (1) | 17 | 18:00 | ||
EB1 N.º 1 de Chaves | 21 | 17:30 | ||
EB1 de Curalha | 15 | 09:30 | ||
EB1 de Vale de Anta | 18 | 18:00 | ||
EB1 de Moreiras (1) | 16 | 16:00 | ||
B1 de Nogueira (1) | 16 | 17:00 | ||
EB1 de Rebordondo (1) | 14 | 16:00 | ||
EB1 de Soutelo | 15 | 17:00 | ||
EB1 N.º 3 de Chaves (Formação e Certificação de Adultos) a) | 21 | 20:00 | ||
EB1 N.º 1 de Chaves (Formação e Certificação de Adultos) a) | 21 | 20:00 | ||
EB1 de Casas Novas | 17 | 17:30 | ||
EB1 de Outeiro Jusão | 15 | 18:30 | ||
EB1 de Vila Nova de Veiga | 14 | 15:30 | ||
EB1 de Nantes | 16 | 14:30 | ||
EB1 de Vilar de Nantes | 17 | 16:00 | ||
Externato Quinta da Fraga | 11 | 19:15 | ||
EB1 de Vilela do Tâmega (1) | 18 | 16:00 | ||
|
1 - Centro de Saúde N.º 1 de Chaves (Enfermeiras Ilda, Lucinda Jorge e Deolinda) Centro de Saúde N.º 2 de Chaves (Enfermeiras Maria José Portela e Dulce) A Coordenadora, _______________________________ (Adosinda Pereira Pires) |
sábado, 19 de setembro de 2009
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Gripe A - H1N1
A gripe A evolui muito depressa.
Começou no México e, em pouco tempo atingiu todos os países do mundo.
A gripe A é uma doença provocada por um vírus. Este vírus chama-se H1N1. O vírus transformou-se numa pandemia porque infectou muitas pessoas em todo o mundo.
Tendo o vírus, uma só pessoa pode contaminar muita gente. Para isso , devemos lavar as mãos muitas vezes, essencialmente depois de espirrarmos; usar máscaras sempre que necessário; utilizar o cotovelo ou o lenço quando espirramos; evitar estar perto de pessoas que possam ter gripe; ficar em casa se tivermos alguns sintomas da doença e contactar, em caso de dúvida, a linha de saúde 808242424.
Os cuidados de higiene são essenciais para nos protegermos da gripe A.
(Texto colectivo- turma de 4º ano Santo Amaro)
sábado, 12 de setembro de 2009
Gripe A: Prevenção e Acção

- Medidas de protecção individual contra a Gripe A (H1N1) (informação disponibilizada pela Direcção-Geral de Saúde)
- Evite o contacto próximo com pessoas com gripe! Procure não estar na presença de pessoas com gripe. Se ficar doente, mantenha-se afastado dos outros, pelo menos a 1 metro de distância, para protegê-los de adoecer também.
- Se ficar doente, permaneça em casa! Se estiver com sintomas de gripe, fique em casa e contacte a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24, de forma a proteger-se e evitar o contágio a outras pessoas.
- Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel! Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão! De imediato, deposite no lixo o lenço utilizado.
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão! É fundamental lavar as mãos com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Em alternativa, pode usar toalhetes à base de álcool.
- Evite o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca! Procure não tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença.
- Limpe frequentemente as superfícies ou objectos mais sujeitos a contacto com as mãos! É necessário manter limpas, com um produto de limpeza comum, as superfícies sujeitas a contacto manual muito frequente, tais como mesas de trabalho e maçanetas das portas.
- Estas medidas são também muito importantes nas crianças! Na prevenção do contágio nas crianças, é muito importante assegurarmo-nos de que estas medidas também são respeitadas por elas.
- Se adoecer, assegure-se de que terá o apoio de outras pessoas! É importante saber a quem poderá pedir ajuda, em caso de necessidade.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Novo vírus consegue “agarrar-se” mais fundo

O novo A(H1N1) consegue atacar os pulmões, o que o torna mais perigoso do que os congéneres sazonais
Ver mais em: http://bit.ly/1rdaC
Fonte: Newsletter Nº 45 de 10 de Setembro de 2009
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
AVISO DA PSP COM PEDIDO DE RETRANSMISSÃO
ATENÇÃO
AVISO DA PSP COM PEDIDO DE RETRANSMISSÃO
Cuidado com os ucranianos que estão nos sinais em Braga, Porto,
Coimbra, Lisboa - Máfias de Leste. Há dias 10 indivíduos deram um
concerto de Musica sinfónica em apoio aos emigrantes de leste no
teatro Gil Vicente em Coimbra. Depois de se apagarem as luzes para se
dar inicio ao concerto, um deles sacou de uma metralhadora, enquanto
os outros faziam a colecta dos bens e dinheiro transportado pelos
espectadores. Acabado o trabalho, fugiram pelos bastidores. Alertadas
as autoridades, qual não foi o espanto ao saber-se que este grupo tem
dado concertos semelhantes noutras cidades de província com o mesmo
resultado. Aconteceu na semana passada na Av. Marechal Gomes da Costa
no Porto em plena luz do dia. Seriam umas 15:30. Um sujeito ao parar
nos semáforos foi abordado por um indivíduo de Leste, daqueles que
costumam andar a tocar acordeão ou violino. O indivíduo tinha um ar
simpático e abeirou-se dele a tocar o tal acordeão. Ele decidiu
dar-lhe 50 cêntimos, abriu o vidro e quando lhe estendeu a mão com a
moeda, o indivíduo puxou-a violentamente e apontou-lhe imediatamente
uma faca ao pescoço e obrigou-o a dar o telemóvel e a carteira,
pondo-se imediatamente em fuga.. Nenhum dos condutores dos carros à
volta se apercebeu ou fez qualquer coisa para o ajudar. A vítima
dirigiu-se imediatamente a uma esquadra da polícia e contou o
sucedido, onde, para espanto dele, foi informado de que já não era a
primeira vez que isto acontecia, que já tinham cerca de 10 queixas de
igual procedimento. Penso tratar-se de uma rede organizada que também
opera em Lisboa, de pedintes profissionais. Se reparar bem, a maior
parte deles nem sabe tocar devidamente o instrumento, servindo-se dele
como método de abordagem para posteriormente assaltar o incauto
condutor. Esta rede também se dedica ao tráfico de crianças e roubo de
bebés. Em Espanha já houve algumas queixas que estes indivíduos de
Leste roubaram bebés do banco traseiro dos carros. Enquanto um toca ao
lado do condutor, um cúmplice vai por trás e rouba a criança,
vendendo-as depois para pais que desejem adoptar noutros países.
Passem este e-mail ao maior número de amigos e conhecidos e
futuramente, tenham cuidado com estes indivíduos. Tranquem sempre as
portas e fechem os vidros quando eles se aproximarem e desconfiem do
aspecto simpático, pois normalmente são perigosos criminosos.
Divulguem este e-mail o mais que puderem e ajudem-nos a combater esta
praga, porque amanhã pode ser um de nós.
Tenente António Santos Alonso
Comando Central da PSP Porto
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Acção de Formação "O Autismo em Contexto Escolar"

O Departamento Curricular do 1.º CEB em colaboração com o Núcleo de Apoios Educativos do Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro vai levar a cabo uma Acção de formação "O Autismo em contexto Escolar", no dia 9 de Julho, das 9:00H às 17:30H, no Auditório da Escola Sede, onde estará presente a Equipa de Autismo do Hospital Pediátrico de Coimbra, com a intervenção das oradoras Psicóloga Dr.ª Joana Almeida e a Professora Especializada em Autismo Teresa São Miguel.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Ratinhos e joaninhas
terça-feira, 16 de junho de 2009
A Nossa Escola...Casas Novas
Palacetes, solares, pedras d´armas, brasões
Definem esta aldeia senhorial.
Os que a vêem levam-na nos corações,
Eis Casas Novas, 5400- Chaves, Portugal.
Luís Teixeira de Morais
Em1894, a Casas Novas regressou, de novo
E pensou: aqui, precisamos algo mais,
Vou mandar fazer uma escola para o povo.
(dizem os mais velhos)
Quantas histórias de vida, tristezas, alegrias,
Quantas brincadeiras e fortes amizades...
E, passados tantos dias
Paramos, olhamo-la de frente e dela sentimos saudades.
(dizem todos)
Fechá-la? Não devem a escola fechar,
Há que renová-la, dar-lhe força e alegria.
Unamos as forças e vamos protestar,
Vamos apelar à Democracia.
E, assim foi. Professores, pais, autarquia, agrupamento, uniram os corações
E pediram na Câmara p’ra falar com o Presidente.
Enquanto uns explicavam as suas razões
O outro escutava atentamente.
Tudo e todos ouviu e, tomando a palavra,
Sorriu e disse solenemente:
Cada um, por si só, não vale nada,
Vocês são um todo diferente.
Já pensei. Tomei uma decisão.
Durmam descansados, pois a escola não vai fechar
Garanto e prometo-vos com um aperto de mão
Que em breve as obras irão começar.
Amigos, a obra está feita, a promessa cumprida.
“mais vale tarde que nunca” já diz o velho ditado.
P’ros alunos, professores, pais, Junta de Freguesia, Agrupamento, Câmara Municipal, p’ra todos os que, à escola e aldeia, deram vida,
Uma salva de palmas e o nosso muito Obrigado.
Prof. Fernando Azevedo ( 2009-05-20)
Depois da festa
O esforço valeu a pena? Perguntamos nós
Sim. Foi bom ver comunidade, autarquia, câmara, pais e avós
Partilharem um bom momento.
Gostaríamos das presenças
Mas, lamentamos as ausências
Do nosso agrupamento.
Os professores
Augusta e Azevedo
domingo, 14 de junho de 2009
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Cultura e Educação
A possibilidade que tive de assistir à representação da lenda da Moura Encantada da Ponte Romana de CHAVES, fez-me reflectir sobre a seguinte questão:
Será ainda possível falar de educação sem a integrar na questão cultural? Certamente que não. E não porque a educação é resultado das práticas culturais dos grupos sociais. O próprio processo de ensinar e aprender revela essas práticas.
A cultura é o fermento que alimenta, que dá forma e conteúdo à educação. Na sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas. Alunos e professores trazem saberes e histórias de vida! Confrontos, trocas, negações e reafirmações de culturas pulsam, o tempo todo, nesse convívio de aprendizagem.
Se o saber em construção for inclusivo das diferenças, renovam-se as esperanças de que na escola cumpre o seu papel, como afirma Carlos Rodrigues Brandão (2001) que “educar é fazer perguntas” e que “ensinar é criar pessoas em que a inteligência venha a ser medida, mais pelas dúvidas mal formuladas, do que pelas certezas bem repetidas. De que aprender é construir um saber pessoal e solidário, através do diálogo entre iguais sociais culturalmente diferenciados.”
A todos quantos contribuíram para a apresentação desse trabalho, que me deixou maravilhado, o meu obrigado.
domingo, 31 de maio de 2009
PNL
“A Revolta dos Alfinetes” foi a obra do PNL ,trabalhada na turma de 3º ano de Santo Amaro
Estão alguns resumos da obra para abrir o apetite para a sua leitura. Vale a pena.

Era uma vez um rei e uma rainha que viviam num palácio.
Um dia a rainha, como era muito vaidosa queria pintar-se de dourado.
O Ministro das Finanças queria que o povo pagasse um imposto para satisfazer a rainha. O povo não gostou lá muito porque há pouco tempo tinham pago a alcatifa para o palácio.
Um Alfinete de Gravata e uma Tesoura Grande decidiram fazer um partido e conspiraram para fazer uma revolução.
O rei D. dedal I pôs os sábios reais a pensar como poderiam arranjar tinta dourada e eles conseguiram.
Tinham de tirar uma gota de água do mar e um raiozinho de sol, dizer umas palavras mágicas e aparecia tinta dourada.
A rainha mergulhou na lata da tinta e ficou dourada e muito feliz.
Os reis decidiram fazer uma grande festa. O povo cantou e dançou.
O Alfinete de Gravata não ficou muito contente porque todos se esqueceram da revolução.
O rei e a rainha decidiram começar a trabalhar para terem dinheiro e mudaram-se para um apartamento todo envidraçado.

( Diogo Reis- 3º ano Santo Amaro)
A REVOLTA DOS ALFINETES
Era uma vez um rei chamado D. Dedal I e a rainha chamada D. Agulha de Prata.
Um dia a rainha quis ser doirada e o Ministro das Finanças pediu ao povo mais impostos.
O povo estava farto de pagar impostos e então, em segredo, decidiram fazer uma revolução. O Alfinete de Gravata era o chefe da revolução.
A rainha chorava porque queria ser dourada.

Então, o rei chamou os sábios reais e pediu-lhes para arranjarem uma solução.
Depois de muito pensarem os sábios mandaram ir buscar um balde de água à praia,encheram-no ,esperaram pelos raios do sol, disseram umas palavras mágicas e apareceu a tinta doirada.
A rainha parou de chorar e mergulhou na tinta. Ficou lindíssima.
A rainha fez logo uma festa. Todos dançaram.

Quem não gostou foi o Alfinete de Gravata porque não fez a revolução.
Os reis mudaram-se para um apartamento envidraçado e tiveram seis filhos.
Ficaram felizes e passaram a trabalhar como o povo para ganhar dinheiro.
( Luís – 3º ano Santo Amaro)
quinta-feira, 28 de maio de 2009

Hoje, dia 26 de Maio, estiveram no pavilhão da nossa escola enfermeiras e deram aos alunos corações feitos de cartolina vermelha. Nos corações estavam frases escritas com regras para manter um coração saudável.
As enfermeiras chamaram alguns meninos ao palco para lerem as mensagens que estavam escritas nos seus corações.
Depois elas ensinaram-nos a fazer alguns exercícios para ficarmos saudáveis e divertidos.
( Natacha 3º ano Santo Amaro)
quinta-feira, 14 de maio de 2009
ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE MATEMÁTICA

No âmbito da acção de matemática que tem decorrido ao longo deste ano lectivo, aqui estão as opiniões dos alunos do 3º ano de Santo Amaro sobre uma actividade desenvolvida na turma.
Nesta actividade recorreu-se ao uso dos pentaminós para fazer a pavimentação de polígonos ( quadrados e rectângulos)

Eu adorei a aula de ontem. Usamos pentaminós para fazer a pavimentação. Veio cá a professora Cristina da escola dos Aregos. Foi uma aula muto divertida
Guilherme)
Eu gostei muito da actividade que fizemos. Foi um pouco difícil, mas divertida. Eu e o meu colega do lado fizemos uma avestruz com pentaminós e um elefante, mas eu só fiz a cabeça porque tive de ir visitar o meu avô a Vila Real.
( Helena)
Eu gostei muito do que fizemos com os pentaminós
( Diogo Nuno)
Eu gostei muito da aula. Acho que foi divertida.Foi também muito gira só que nós demoramos um bocadinho. Fizemos quadrados e rectângulos com os pentaminós. Hoje acabamos a actividade porque ontem alguns meninos não acabaram.
( Sara)
Gostei muito, foi divertida e criativa. Gostei de usar os pentaminós

(Ema Vitória)
( Paulo)

Trabalhamos muito. A professora Cristina veio ajudar-nos a trabalhar com pentaminós. Eu acho que foi uma aula muito divertida.
( Elian)
Ontem na aula usamos pentaminós para pavimentação e gostei muito da aula.
( Carlos)
Ontem, a aula com a professora Cristina foi muito divertida. Construímos figuras com pentaminós. Gostei muito.
( Diogo André)
Eu achei muito divertido, foi engraçado e proveitoso.
( Natacha)

Eu gostei muito da aula de matemática.
Utilizamos os pentaminós para fazer figuras como o quadrado e o rectângulo. Diverti-me a construir as figuras. Não podíamos desistir.
A aula foi muito divertida!
( Inês)
Eu achei muito divertida. Pavimentamos figuras com pentaminós. Eu e a Sofia fizemos algumas figuras difíceis.
( Pedro)
Eu gostei muito da aula de matemática. Trabalhamos com os pentaminós e foi muito divertido.
( Sofia)
Gostei Das actividades que fizemos em grupo. Fizemos figuras com pentaminós. Alguns eram fáceis e alguns difíceis mas a professora Cristina e a professora helena ajudaram-me a fazer algumas figuras.
( Carolina)
Gostei muito. Fizemos figuras com pentaminós para a pavimentação de figuras.
Todos os quadrados tinham uma área para pavimentar. Havia 12 pentaminós diferentes. Foi muito divertido!
( Luís) A minha opinião é que gostei muito de construir figuras com os pentaminós.
( Soraia

Ontem construi com pentaminós vários rectângulos. A aula foi muito criativa, construtiva e além disso muito divertida.
( Carina)
Eu o que gostei mais foi quando estávamos a pavimentar as figuras com os pentaminós. Gostei da aula.
( Diogo Reis)
Eu achei um pouco difícil. Usamos pentaminós para fazer pavimentações. Também veio a professora Cristina. Se tivéssemos dúvidas ela ajudava-nos. Foi muito divertido.
( Cláudia)
Gostei de estar mais uma vez com a professora Cristina. A actividade que fizemos foi difícil mas divertida.
(Maria João)